A Música em nosso cotidiano
Olá pessoal bem vindo a mais um estudo, porém este será destinado à música, aqui você vai entender o motivo da música em nossos dias e como Deus quer que o louvamos através da musica.
A música tem sempre sido bem vinda em nosso dia a dia, e com ela vem recheado por vários estilos (reggae, pop, rock, gospel, sertanejo, bolero, samba, acústico dentre vários outros estilos). Mas vamos nos retornar as origens de onde surgiu a música? E para que ela serve?
Quero ressaltar que usamos desta música para também expressar nossos sentimentos, e emoções, e Deus sempre quis ser adorado por meio da música.
Deus é o Criador de Instrumentos (Gn 1:31)
“Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom…” Gênesis 1:31. Lá estava o Éden, jardim de Deus. De acordo com Ezequiel 28:13-15, havia no Éden um lugar, mais precisamente um monte santo, onde um querubim especial tinha a responsabilidade do serviço musical. Para isso ele dispunha de alguns instrumentos, entre eles: pífaros e tambores, com os quais cumpria o propósito divino. Ou seja desde o inicio de tudo o nosso CRIADOR já havia feito os sons os perfeitos, acordes para serem ouvidos. Agora entendemos o propósito divino com relação à música. Ela foi criada por Deus e colocada no homem para que este o adore com amor todos os dias e por toda a eternidade!
“Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor, todas as terras. Cantai ao Senhor, bendizei o seu santo nome; proclamai a sua salvação, dia após dia” – Salmos 96:1-2.
Mas o músico segundo o coração de Deus deve acima de tudo ser humilde e obediente, temperante e essencialmente cheio do Espirito Santo para levarem a outros para a presença de Deus. Para isso vou lhe mostrar alguns pontos para que a Música seja de tal ponto motivo de glorificarmos a Deus.
A musica deve Expressar o Louvor ao Senhor
Louvor é a resposta à grandeza de Deus. O louvor reconhece os atributos de Deus. O louvor louva a Deus por aquilo que Ele é. A verdadeira música de louvor deve falar das grandezas de Deus, de seus atributos, de sua santidade, de sua justiça, de seu poder, de sua misericórdia, de seu amor, de sua graça!
Para isso é preciso levar um modelo de ordem e decência ao louvarmos ou cartarmos para Deus.
E pôs os levitas na casa do SENHOR com címbalos, com saltérios, e com harpas, conforme ao mandado de Davi e de Gade, o vidente do rei, e do profeta Natã; porque este mandado veio do SENHOR, por mão de seus profetas.
2 Crônicas 29:25
O verdadeiro músico ou levita traz a glória de Deus e ministra a paz a tranquilidade para que as pessoas possam entrar na palavra de Deus com a vidas transformadas e quebrantadas, a função do louvor é preparar as pessoas para a palavra de Deus!
A música deve Expressar o Louvor dirigido ao Senhor
O louvor é uma oferta dirigida à Deus: “Apresentai-vos diante d’Ele com cântico...” (Sl.100:2). “Apresentemo-nos ante a sua face com louvores, e celebremo-lo com salmos.” (Sl.95:2). Não cantamos para o auditório, mas para o Senhor; a música não deve agradar ao auditório, mas ao Senhor: “Tributai ao SENHOR a glória de seu nome; trazei presentes, e vinde perante Ele...” (1Cr.16:29).
O VERDADEIRO MINISTRO DE LOUVOR MINISTRA MAIS DO QUE UMA MUSICA, ELE VIVE ESTA ADORAÇÃO DE FORMA INTENSA E CONSTANTE A PONTO DE ALCANÇAR A GRAÇA E MISERICÓRDIA DE DEUS!
Que Deus abençoe sua vida levita/Musico que você seja um canal de benção para alcançar vidas com suas vozes e instrumentos, pois em salmos diz: Tudo quanto tem fôlego louve ao SENHOR. Louvai ao SENHOR.
Salmos 150:6