ARPEJOS
A padronização de arpejos
é uma boa munição para você guardar na memória. É um efeito interessante se for feita de
maneira 'limpa' e bem 'centrada'. A idéia é fazer arpejos a quatro vozes nos
seguintes gêneros: arpejos maiores com maior, menores com sétima menor,
dominantes (maior com sétima menor) e arpejos diminutos numa progressão seguindo o campo harmônico maior. O exemplo
n° 1 mostra uma seqüência de arpejos (AM7, G7, F7M, Em7, Dm7, C7M, Bm75b) que são feitos
padronizados da seguinte forma: as sétimas (maior ou menor) e as quintas
(justas ou diminutas) ficam numa mesma corda (no caso, corda E) e as terceiras e
primeiras ficam nas duas cordas superiores (no caso, cordas B e G). Esta padronização
fornecerá digitações muito mais fáceis de serem assimiladas e desenvolvidas com
palhetada alternada. Ou então usando o sweep, a técnica que dará mais velocidade à execução. Agora o
principal: você poderá
usar os exemplos 1, 2 e 3, basicamente, ou num acorde deDm7, ou num G7, ou ainda num F7M, dando um caráter lídio.
Viram como é simples?! =D Agora vamos aos exemplos:
Exemplo 1
É isso, amigos. Em breve traremos outros exercícios pra postar no blog. Mas lembre-se, o objetivo do Riffs & Solos ainda não é entrar em detalhes sobre teoria musical. Infelizmente não somos muito bons nisso. Abraços!!!
FONTES - SITE RIFFS E SOLOS