COMO ACHA NOTAS NO BRAÇO DO VIOLÃO
Olá, vamos descobrir então como achar notas no braço da guitarra? Esse é um assunto de vital importância para quem deseja tocar guitarra e também é um ponto que requer certa cautela, pois o instrumento, diferentemente de outros como o piano, não dá nenhuma indicação de como encontrar as notas em seu braço.
Quando olhamos a guitarra vemos seis cordas e vários trastes que formam as casas do braço do instrumento, então nesse momento fazemos a pergunta:
Como achar notas no braço da guitarra?
O primeiro passo para descobrir como achar notas no braço do violão ou guitarra é ter um bom entendimento sobre Teoria Musical. Ter consciência dos conceitos sobre Semitons, Tons, Notas Musicais, Acidentes Musicais e também a nota correspondente de cada corda do instrumento. Outra coisa importante também na hora de descobrir em como achar notas no braço da guitarra é que você não tenha nenhuma dúvida sobreAfinação da Guitarra. Caso você não sabia como afinar a sua guitarra, acesse esse link clicando aqui.
Portanto, ternos que ter em mente que a nota emitida por cada corda irá mudar, pois cada uma de!as tem uma afinação diferente. Cada corda deve emitir um som previamente definido, e eles são os seguintes:
1ª Corda = Mi
2ª Corda = Si
3ª Corda = Sol
4ª Corda = Ré
5ª Corda = Lá
6ª Corda = Mi
O próximo passo é ter em mente o objetivo dos trastes do instrumento, ou seja, saber que os – trastes formam o que nos chamamos de casas. Uma casa é o espaço compreendido entre dois trastes e que de casa para casa existe uma variação de um Semitom.
Então vamos agora tentar achar algumas notas no braço da guitarra. Vamos começar procurando a nota Fa# na primeira corda? Vejamos! Sabemos que esta corda solta emite a nota Mi, e sabemos também que a cada casa que avançamos ganhamos um Semitom Ascendente, portanto, ao pressionarmos essa corda na primeira casa teremos, a nota Fá, sendo assim, se apertarmos esta mesma corda na segunda casa iremos avançar mais um Semitom e então teremos a nota Fá#.
É importante lembrar que a primeira e a sexta corda têm a mesma afinação, portanto, o que foi feito até agora se repete da mesma forma na Sexta corda.
Vamos a outro exemplo na primeira corda, vamos procurar a nota Sol. Esta emite a nota Mi quando tocada solta e, se a apertamos na primeira casa aumentaremos em um semitom, então teremos a nota fá. Se apertarmos esta mesma corda na segunda casa teremos a nota um Fá#, pois acrescentamos outro semitom e se apertamos esta corda na terceira casa teremos a nota Sol.
Aqui o mesmo se repete na relação entra a sexta e a primeira corda, então teremos a nota Sol na Sexta corda.
Vamos a outro exemplo agora com a nota Si na quinta corda.
A quinta corda emite a nota Laá quando tocada solta, e se pressionarmos esta corda na primeira casa teremos a nota Lá#. Seguindo essa linha, ao apertarmos a segunda casa, teremos a nota Si que é a nota que procurávamos.
Agora outro exemplo com a nota Dó# na quinta corda.
Sabemos que esta corda emite nota Lá quando tocada solta, se tocamos esta corda na primeira corda teremos a nota Lá#, ao apertarmos a segunda casa teremos a nota Si e se pressionarmos esta corda na terceira casa, temos a nota Dó. Seguindo em frente temos a nota Dó# na quarta casa.
Agora outro exemplo com a nota Fá na quarta corda.
Fazendo o mesmo caminho anterior sabemos que a quarta corda quando tocada solta emite a nota Ré, portanto, se a pressionarmos na primeira casa teremos a nota Ré#. Se pressionarmos a mesma corda na segunda casa, teremos a nota Mi e, por fim, na terceira casa temos a nota Fá que desejávamos.
Novo exemplo, com a nota Sol na quarta corda.
Sabemos que essa corda emite a nota Ré, portanto se a pressionarmos na primeira casa teremos a nota Ré#. Se pressionarmos a mesma corda na segunda casa, aumentaremos mais um semitom e teremos então a nota Mi, mais adiante na terceira casa termos a nota Fá, já na próxima casa temos a nota Fá# e , por fim, temos a nota Sol, que procurávamos, na quinta casa.
Mais um exemplo agora na terceira corda com a nota Lá.
Esta corda emite o som da nota Sol quando solta. Logo, quando pressionada na primeira casa possuirá o som da nota Sol# e quando pressionada na segunda casa terá emitido o som da nota Lá.
Agora a nota Dó na terceira corda.
Já sabemos que esta corda quando solta emite a nota Sol, então, na primeira casa terá a nota Sol# e na segunda casa terá a nota Lá. Na terceira casa o som emitido é o Lá#, na quarta casa a nota emitida é o Si. Por fim, na quinta casa temos a nota Dó que procurávamos.
Vamos procura a nota Dó# na corda que nos resta, a segunda corda. Sabemos que esta corda solta é a nota Si, que se pressionada na primeira casa emite a nota Dó. Logo, sem seguida, na segunda casa, temos a nota Dó#, que procurávamos.
Vamos ao último exemplo, agora a nota Ré# na segunda corda.
Da mesma forma que já vínhamos pensando, sabemos que esta corda possui o som da nota Si. Logo, se pressionada na primeira casa, teremos a nota Dó. Se a pressionada na segunda casa, teremos a nota Dó#, na terceira casa temos a nota Ré e, quando pressionada na quarta cãs temos por fim, a nota Ré#.
Ao final desta lição espero que vocês tenham compreendido bem esta importante tarefa de como achar notas no braço da guitarra!
FONTES - PORTAL MÚSICA