Existem vários motivos que me levam a crer que qualquer adolescente que freqüenta a igreja deve ter um líder ou casal especifico para idade deles. Portanto ter um líder especifico é importante porque:
1- Gera mais confiança nos adolescentes.
A confiança é adquirida pelo convívio e o bom exemplo. Quando alguém não tem tempo para fazer isso, nunca existirá confiança. Por isso é que todo aquele que ocupar o cargo de líder deve ter tempo. Outra coisa importante é que todo adolescente só se abre com quem ele realmente tem a certeza que vai ajudá-lo.
2- Gera mais confiança nos pais.
Para qualquer líder que for fazer um acampamento, passeio, retiro, viagem é necessário autorização dos pais. Portanto nenhum pai vai deixar seu filho ir a qualquer dessas atividades se ele não conhecer e confiar no líder. Mas, para isso acontecer é necessário tempo.
3- O alcance de cada um é mais efetivo.
O líder que acompanha os adolescentes pode desenvolver algo que é próprio para idade. Pois ele convive e sabe das necessidades. Quando o líder é especifico para idade, ele consegue enxergar o que está acontecendo com cada um e a realidade que estão vivendo.
4- Cria Identidade.
Ter uma liderança própria gera uma dedicação exclusiva, que gera um trabalho bem feito, que tem como conseqüência um ministério com identidade. A identidade vem pelo modo que a liderança trata os assuntos para os adolescentes e como cada um reage em seu dia a dia e no modo como eles agem na igreja em que estão inseridos.
5- Traz mais experiência.
Normalmente os lideres escolhidos não sabem sobre a adolescência. Mas com o convívio e a experiência que é adquirida através da liderança deles, os lideres normalmente começam a ter mais conhecimento sobre a adolescência. Além disso, a necessidade que começa a surgir gera um interesse em conhecer um pouco mais sobre grupo de pessoas que eles estão liderando.
6- Estabelece uma visão de trabalho.
Uma liderança que trabalha focado em um grupo de pessoas gera uma escolha natural que é a forma que será feito o trabalho com eles. Todo líder precisa saber o que ele quer fazer. A visão de trabalho é a forma que será feito e aonde ele quer chegar com cada um que está sendo liderado.