Todo pai e mãe, algum dia, já se perguntaram: "Meu filho virou um adolescente...E agora?"Isso acontece porque a mudança da infância para adolescência é muito rápida e repentina.
Gostaria de destacar algumas dicas que ajudarão muitos dos pais que estão convivendo com filhos adolescentes:
1. Não crie rótulos para seu filho(a) adolescente. Não crie padrões negativos ou positivos a partir do que a TV, família ou vizinhos dizem;
2. É importante lembrar que a adolescência é uma fase da vida como qualquer outra (infância, fase adulta, terceira idade, etc.), e apresenta demandas e transformações próprias a essa fase;
3. Não conviva com seu filho como se ele(a) fosse uma criança;
4. Comece dando pequenas doses de responsabilidade e liberdade;
5. Não deixe seu filho(a) ocioso demais. Tente descobrir o que gosta e o/a envolva nisso;
6. Procure conversar sempre com seu filho(a) formalmente, mas também informalmente (momentos de passeio, diversão e lazer) ensinando valores e princípios que o ajudarão nessa fase da vida. Ensine, mesmo que eles julguem não ser necessário.
Além de todas essas dicas, é importante dizer aos pais que não existe “receita pronta”, para lidar com essa fase de transformação. Por isso mesmo, é necessário depender de Deus, assim como diz Tiago 1:5: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.”